A volta do Sujismundo

 Você viu o tamanho da bobagem dita pelo candidato Celso Russomanno? Ele simplesmente afirmou que a falta de banho deixa pessoas em situação de rua mais resistentes à Covid-19.

Reveja a fala cretina e absurda de Russomanno: "Talvez eles sejam mais resistentes que a gente porque eles convivem o tempo todo nas ruas, não têm como tomar banho todo dia."

Não se trata nem de fake news, mas de estupidez e ignorância, mesmo. Como é óbvio e até as crianças já aprenderam, a higiene das mãos, assim como o distanciamento social e o uso de máscara, são medidas essenciais para diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus.

Mas a besteira do Russomanno me fez lembrar do Sujismundo, um personagem muito famoso em plena ditadura, nos anos 70, que é onde a cabeça dele e do Bolsonaro devem ter emperrado por falta de uso e aversão à educação, à democracia, à cultura e à ciência.

Sujismundo ganhou a simpatia dos brasileiros, apesar dos maus hábitos, de só fazer sujeira e jogar lixo nas ruas. O porcalhão era protagonista da campanha “Povo desenvolvido é povo limpo”, patrocinada pelo governo federal com o objetivo de melhorar os hábitos de higiene e de limpeza dos brasileiros.

As animações faziam parte das propagandas educativas do governo militar, no mesmo estilo de “Brasil, ame-o ou deixe-o”, “Este é um país que vai pra frente” e “Ninguém segura este país”. Sujismundo era o exemplo negativo para reforçar esses conceitos.

Anos mais tarde, Sujismundo voltou na companhia do Sujismundinho, uma criança que abandonava os maus hábitos dos adultos mais rapidamente, porque aprendia tudo mais fácil.

Talvez Sujismundo tenha ressurgido agora neste 2020 no papel de presidente ou de candidato a prefeito, e ninguém percebeu ainda! 

Pela quantidade de lixo que essa gente espalha por onde passa, emporcalhando a cidade e a política brasileira, só pode ser obra de Sujismundo e Sujismundinho.

Precisamos limpar isso aí, talquei? A saída é tapar o nariz e votar em candidatos ficha limpa. Chega desses entulhos do passado. Cidadania neles!



Comentários

Postagens mais visitadas