Um dia e tanto na feira ‘Saudável é mais’

Trabalhar com política tem seus altos e baixos. A morosidade de alguns processos as vezes desanima, mas quando tem vontade de trabalhar e comprometimento juntos, ninguém segura. Quarta-feira, dia 12, foi um destes momentos. Fiquei muito orgulhoso de ver o resultado do trabalho que nós, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), realizamos na feira “Saudável é mais”.

O evento realizado no Parque da Água Branca reuniu atividades diversas, como oficina de gastronomia, contação de histórias, palestras, games e muito mais, para falar com o público em geral, e especialmente com as crianças, sobre alimentação saudável.


A ação faz parte da programação da 23ª Semana da Alimentação, que organizamos em parceria com as Secretarias da Saúde e da Justiça e da Defesa da Cidadania, Centro Universitário São Camilo, Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani e Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp).

Na Semana já tínhamos realizado também a final do concurso NutriChef. Que foi outras experiência muito bacana.  Nós convidamos funcionários de hospitais estaduais, que podiam ser da cozinha ou não, a elaborar receitas saborosas e saudáveis, que pensassem também no aproveitamento total dos alimentos. A final, que foi na segunda-feira, dia 10, foi até notícia no SPTV 
É muito gratificante quando podemos levar o nosso trabalho de forma direta à população. Falar com o público sobre os assuntos que dominam o nosso dia a dia na Secretaria. A alimentação saudável é a base de uma vida equilibrada. Criança que se alimenta bem fica menos doente, se concentra mais nos estudos e será um adulto com mais potencial.

Eventos como esses nos permitem muito mais do que divulgar as atividades da Secretaria e o setor agropecuário do nosso estado. Nos possibilitam repassar o que temos de mais valioso, que é a informação.

Compartilho com vocês um pouco do que aconteceu na feira ‘Saudável é mais’:


Na mini fazenda da Etec Benedito Storani os adultos e crianças puderam interagir com animais do campo, que muitos nunca tinham visto na vida. Tinha bezerros, coelhos e porcos, entre outros.





No Museu Planeta Inseto, do Instituto Biológico da Secretaria, teve competições do Baratódromo e o público conheceu de perto a barata de Madasgascar, considerada a maior do mundo; a Blaberus craniifer, espécie nativa conhecida como “Cabeça-de-morte”, devido ao desenho em suas asas, que lembra uma caveira; o bicho-pau, além de besouros. Também puderam ver as espécies marinhas que integram o acervo do Instituto de Pesca (IP), também ligada à Pasta, como o lobo marinho, o tubarão golfinho, o mero e a tartaruga marinha.







Para familiarizar adultos e crianças com os alimentos provenientes da agropecuária paulista, a feira trouxe um jogo de videogame cujos movimentos eram “controlados” por legumes como beterrabas, morangas, maracujás, pimentões e brócolis. A atividade foi realizada em parceria com o campus de Bauru da Unesp.



Teve teatro para despertar o interesse da criançada. A peça foi O Casamento da Dona Baratinha, interpretada pela equipe Turma da Alegria do Hospital Geral de Taipas, vinculados à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.




Teve também oficina de artesanato indígena:


E muito mais. Saiba o que rolou na página Saudável e Barato no Facebook  no site da Codeagro  e confira todas as fotos no Flickr da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
 


Comentários

Postagens mais visitadas