Marco da Paz e o papa Bento XVI

Nascido na província italiana de Cosenza em uma pequena cidade chamada Orsomarso, Gaetano Brancati Luigi, está no Brasil há 43 anos, quando chegou para trabalhar com seu pai como alfaiate no bairro da Lapa.

Há aproximadamente 10 anos, este homem que hoje tem apoio da Associação Comercial de São Paulo e já até recebeu homenagem dada pelas mãos do próprio papa Bento XVI, criou um monumento que simboliza a paz, com o nome de “Marco da Paz”

O marco de aproximadamente 4 metros de altura, 16 blocos de granito, placas de mármore e um símbolo de bronze com a palavra PAX, teve seu primeiro exemplar instalado no Pateo do Collegio, seguido de outros 10, instalados em São Paulo (Lapa, Tatuapé e Pateo do Collegio), Aparecida, Bertioga, México (Hidalgo e Laguna), Argentina (Mendonza) e China (Xiaolin), além de outros 13 em projeto.



Luigi com o Papa Bento XVI na Itália

Muitos já viram, já passaram por ele, já tiraram fotos perto do monumento, mas não sabem como surgiu a idéia. Quando tinha 8 anos,  época em que passou fome e não tinha brinquedos para se divertir, Luigi soube que a Guerra tinha acabado, ao ouvir grandes badaladas dos sinos de toda a região e ao ver os seus vizinhos acenando lenços brancos gritando: Paz! Os sinos marcaram a sua vida, pois eles anunciaram o final da guerra e a tão desejada paz.

Certa vez no Centro de São Paulo, próximo à Igreja de José de Anchieta (Pateo do Collegio), Luigi estranhou nunca ouvir o sino bater, e então foi questionar o padre do local, tendo como resposta que o sino de lá havia sido roubado.

Diante da resposta do padre, ele resolveu arrecadar fundos para o novo sino, nascendo assim a idéia de ter no sino um símbolo de paz e espalhá-lo pelo Brasil e outros países.

Graças a importância e visibilidade do projeto, no dia 16 de novembro de 2011, Luigi recebeu do governo da Úmbria, na Itália, o título de “Cavalieri della Pace”, concedido apenas para mais três personalidades (Winston Churchill, Madre Teresa de Calcutá e Mikhail Gorbachev) e esteve numa audiência especial com o Papa Bento XVI, recebendo a benção e entregando-lhe uma réplica do Marco.


Luigi com o Papa Bento XVI na Itália

O Marco ainda se tornou troféu oficial da Maratona de São Silvestre, que reúne atletas do Brasil e do mundo.

Vejam os vídeos de algumas das diversas homenagens ao Marco da Paz.







Comentários

Postagens mais visitadas