Bolsonaro, não negue direitos aos indígenas!

Há algumas semanas assistimos estarrecidos a reunião ministerial do governo Bolsonaro, onde, entre muitos outros absurdos, ouvimos o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dizer que gostaria de “passar a boiada” na legislação ambiental, supondo que a sociedade não estaria atenta por conta da pandemia. Enganou-se. Estamos atentos.


Estamos, inclusive, enxergando o projeto genocida contra os povos indígenas, escancarado hoje com os vetos impostos no Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas. Em um ato desumano, Bolsonaro negou a esta população o direito a água potável, alimentação, atendimento médico na rede do Sistema Único de Saúde – SUS, entre outras garantias que foram amplamente discutidas do Congresso e agora vetadas pelo Executivo.


O Plano tinha o principal objetivo de proteger essa parcela tão vulnerável do nosso povo, que não tem sequer o sistema imunológico preparado para receber as doenças levadas pelo modelo civilizatório que predomina. O coronavírus chegou a eles pelos garimpeiros, que ilegalmente já devastam suas terras. Nem mesmo a obrigatoriedade de se disponibilizar informações sobre a doença nos idiomas indígenas foi mantida.

A alegação? Gastos – como se o dinheiro público não estivesse a serviço de todos os brasileiros. Na minha opinião, o motivo real é um projeto de devastação humana e ambiental. Querem as riquezas das terras indígenas e a permanência deste modelo predador, que extrai minério, madeira e riquezas da biodiversidade até a exaustão. Querem a floresta no chão e boi pastando. 


Indígenas morrendo e preocupados desesperadamente com o cuidado de seu povo – seria esse um cenário que serve a este objetivo imoral do nosso presidente?

Os povos indígenas são a nossa raiz. São gente e precisam ser cuidados com muito respeito e zelo. Mas não é essa a visão do governo. Bolsonaro discrimina - categoriza brasileiros como de primeira ou segunda classe, merecedores, ou não, da assistência do poder público.

Indígenas estão entre as pessoas mais frágeis e desprotegidas dentro da pirâmide social do nosso país. Não podemos permitir que o governo fuja da sua responsabilidade perante eles e que se repitam cenas que mancham a história do nosso país, como a dizimação de povos indígenas, mortos pela violência e também por outras doenças que já levamos antes para dentro de suas aldeias.


Isso é mais uma prova de que temos um (des)governo que brinca com a doença e com a mais grave crise que o mundo já viveu. Temos que fazer uma corrente para derrubar esses vetos e obrigar o governo a se responsabilizar também com as necessidades fundamentais dos povos indígenas.


Convido todos a estarem comigo nesta luta. 


#CidadaniaPelosPovosIndígenas

#TodosPelosPovosIndígenas



Comentários

Postagens mais visitadas