Carnaval na Lapa é trabalho, trabalho e trabalho!

Dizem por aí que o ano começa só depois do carnaval, mas aqui na Prefeitura regional da Lapa ele já começou faz tempo. Desde o primeiro dia útil do ano nossas equipes estão trabalhando muito para, entre outras coisas, preparar o carnaval! Fazer com que os oito dias de festa fossem tranquilos e seguros custou muita dedicação! Foram reuniões, visitas a campo, muita conversa e empenho. E olha...valeu a pena!

Recebemos mais de 140 mil pessoas nas ruas dos nossos bairros, em mais de 30 eventos que aconteceram no pré-carnaval, nos quatros dias de carnaval e neste final de semana de pós-carnaval. Ontem encerramos o calendário da folia muito satisfeitos.

A descentralização na organização permitiu que as prefeituras regionais observassem de perto e avaliassem as peculiaridades de cada bloco. Conhecer as ruas dos trajetos e características de cada vizinhança foi fundamental para identificar os conflitos, dialogar e propor as melhores soluções. Claro que agradar a todos nunca é possível, mas estou certo de que conseguimos o melhor equilíbrio entre os interesses. Foi bonito demais ver crianças, famílias, idosos e muita juventude colorindo a Lapa e esbanjando a felicidade tão característica da nossa gente.

Conseguimos bons resultados na campanha contra as garrafas de vidros. Fizemos ações nas redes sociais, conversamos com vendedores e organizadores dos blocos, a fiscalização atuou bem e não tivemos nenhuma ocorrência grave envolvendo vidro em nossos desfiles. A atuação no combate ao trabalho infantil foi igualmente positiva. Veiculamos mensagens de conscientização e os conselheiros tutelares estiveram de plantão. Não houve também nenhuma ocorrência de crianças trabalhando.

São Paulo é uma metrópole em constante transformação. E de mutação em mutação ela está se desenhando uma cidade cada vez mais carnavalesca. Se antes víamos um imenso fluxo de saída dos paulistanos neste feriado, este ano já foi diferente. Segundo levantamento feito pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), nas rodovias sob concessão estadual, o volume diário médio de carros foi 23,86% menor nesta folia do que na do ano passado. E garanto a vocês que não foi a crise que fez as pessoas ficarem por aqui.

Já protagonizamos o maior carnaval do Brasil em 2018. Foram mais de 12 milhões de pessoas se divertindo em 490 blocos e no ano que vem será maior ainda. A Prefeitura acertou em deslocar os maiores blocos para a Avenida 23 de maio. Acertou em encarregar as prefeituras regionais da organização direta. Acertou em valorizar essa cultura. Para 2019 há arestas a aparar, mas a boa gestão pública é fundamentada na evolução constante.

Na Lapa atuamos baseados no diálogo e no entendimento de que o espaço público é de todos. Tivemos firmeza em nossas decisões e trabalhamos, trabalhamos e trabalhamos muito para que a orquestra do carnaval lapeano estivesse bem afinada. E hoje, segunda-feira, dia 19 de fevereiro, já estamos ajustando tambores para que no próximo carnaval o confete e a serpentina tragam suas cores para o nosso asfalto mais uma vez, com a alegria que a data merece.

O carnaval de São Paulo traduz a riqueza e a efervescência paulistana. Pulsa cultura e diversidade. Pede tolerância e respeito tão necessários a quem vive assim, pertinho um do outro. Para quem gosta, pode começar a contagem regressiva para a próxima festa. Se você não é um apaixonado, não me leve a mal, mas em São Paulo...tem carnaval!


Comentários

Postagens mais visitadas